PROMOVER O PROPÓSITO NAS ORGANIZAÇÕES

Purpose Strength Model
MODELO DE MEDIÇÃO DA FORÇA DO PROPÓSITO

O Purpose Strength Model® é um novo modelo de medida criado para avaliar, diagnosticar, e melhorar a geração de um propósito partilhado nas organizações. O modelo analisa as alavancas que podem ser utilizadas para criar uma organização com propósito, o quanto os colaboradores têm o propósito interiorizado, as variáveis que aceleram ou desaceleram a tensão interna e o impacto que tudo isto tem na organização..

PURPOSE STRENGTH MODEL

Purpose Strength Model® foi desenvolvido por professores Álvaro Lleó (Tecnun), Carlos Rey (UIC Barcelona) e Nuria Chinchilla (IESE)

Purpose Strength Model® foi desenvolvido por professores Álvaro Lleó (Tecnun), Carlos Rey (UIC Barcelona) e Nuria Chinchilla (IESE)

INVESTIGAÇÃO SOBRE O PROPÓSITO

O Purpose Strength Model® é o resultado do projeto de I&D Measuring Purpose Strenght que abrangeu 1500 colaboradores e 350 managers de 20 empresas em 4 países diferentes. O modelo tem como objetivo investigar como as organizações desenvolvem um forte sentido de propósito e estabelecer um programa internacional de medição standardizada neste campo de conhecimento.

O modelo de medição foi desenvolvido pelos professores Álvaro Lléo (Tecnum), Carlos Rey (UIC) e Nuria Chinchilla (IESE) com o apoio e colaboração da Cátedra de Dirección por Misiones da UIC Barcelona, DPMC e Corporate Excellence – Centre for Reputation Leadership.

O QUE OFERECEMOS?

Através deste modelo oferecemos uma avaliação e um relatório de diagnóstico completo que permite iniciar um processo de transformação para uma organização com um forte sentido de propósito.

METODOLOGIA DE IMPLEMENTAÇÃO:
1

Sentimos o pulso da organização, entrevistando e inquirindo gestores e colaboradores, garantindo sempre o anonimato e confidencialidade das suas respostas.

2

Diagnosticamos o nível de interiorização do propósito da organização por parte dos colaboradores, comparando a informação dos gestores e colaboradores e contrastando com empresas semelhantes

3

Desenhamos um plano de ação customizado para dar início ao processo de transformação para uma organização orientada pelo propósito.

A IMPORTÂNCIA DO PROPÓSITO

9 em cada 10 colaboradores estão dispostos a ganhar menos por um trabalho com mais sentido(Achor et al., «9 Out of 70 People Are Willing to Earn Less Money to Do More-Meaningful Work», Harvard Business Review, 2078)

Se as empresas adotarem práticas de gestão que aumentem o compromisso e a competência das pessoas poderão ter resultados mais elevados (Pfeffer, J. 1998. The Human Equation: building profits by putting people first. Harvard Business School Press.)

O propósito dos negócios e a sua missão estão tão frequentemente desalinhados que acabam por ser, na maioria dos casos, o motivo da frustração e falência dos negócios. (Drucker, P. 1973)

Mission Drives and Improves Engagement (Craig, W. 2018. The Importance of Having a Mission-Driven Company. Forbes Magazine. https://www.forbes.com/sites/williamcraig/2018/05/15/the-importance-of-having-a-mission-driven-company/#3f447e303a9c)

Para melhorar a confiança (…) mais de 75% das empresas referem que os CEO’s devem esclarecer o propósito e a visão das organizações. (Edelman, (2018). 2018 Edelman Trust Barometer – Global Report.)

70% dos gestores afirma que ter um propósito sólido é fundamental para poder atuar no mundo VUCA (Beacon Institute, 2016. The State of the debate on purpose in work.)

Apenas 39% dos gestores referem que as suas organizações têm definido de forma clara o seu propósito Only 39% of managers think that their companies clearly defined what their purpose is (Harvard Business Review & EY, The Business Case for Purpose, 2015)

O impacto dos colaboradores que se identificam com o propósito no compromisso pode chegar aos 73% (Lléo et al., “Measuring the Purpose Strength”. En Rey, C. Purpose-Drive Organizations, 2019)

O impacto nos benefícios que resulta de ter um modelo organizacional focado no propósito pode chegar aos 30% (Lléo, A., Rey, C., Chinchilla, N. (2019). Measuring the Purpose Strength. Em Rey, C., Bastons, M., Sotok, P., Purpose-driven Organizations – pp. 119-130)